Tipos de Banho

 

Folheado a ouro:

O ouro é conhecido desde a antiguidade sendo um dos primeiros metais utilizados pelo homem. Ele tem uma excelente condutividade elétrica e resistência à oxidação, sendo muito usado na galvanoplastia. Nos folheados utiliza-se muito o banho de ouro. Hoje em dia, as peças são elaboradas em vários processos antes de chegar no banho. Depois das peças produzidas, elas são enviadas para o processo do banho ou galvanoplastia.

White Line (folheado a prata):

A prata é um metal nobre de fácil polimento e de cor branca. Ela possui ótima condutividade elétrica, com uma grande capacidade de reflexão de luz. A prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso. Os banhos de prata são processos que possibilitam uma deposição brilhante de prata mesmo operando com baixa espessura de camada. É um banho com a tonalidade de cor semelhante ao ouro branco.

Black Line (banho ródio negro):

O banho de ródio negro é um processo onde é aplicada uma camada de um corante chamado negro brilhante (grafite escuro) na peça, tanto por imersão quanto como por uma aplicação seletiva. Esse processo pode ser realizado diretamente a qualquer superfície metálica devidamente limpa – tais como ouro, prata, cobre paládio, níquel e suas ligas. Alguns materiais como prata, estanho, chumbo, zinco, alumínio e ferro, exigem uma camada intermediária de níquel ou ouro antes da aplicação do ródio, pois apresentam maior resistência à corrosão; o banho preliminar evita a migração da oxidação para a superfície da peça.

Aço Inox:

Aço inox é uma liga composta por ferro, carbono e cromo. O aço pode ser dobrado, cortado, estampado e soldado, adequando-se às mais diversas aplicações. Por sua beleza, versatilidade, facilidade de limpeza e principalmente devido à sua alta resistência à corrosão, o metal está cada vez mais presente em joias e semijoias. Há também a grande vantagem das peças poderem ser usadas por pessoas alérgicas, já que o aço cirúrgico não costuma causar irritação. Com tantas vantagens o aço já está sendo considerado como o material do futuro.

 

Como Conservar seu Folheado

  • Evitar choques e atritos frequentes que possam causar danos (riscos) à superfície, ou seja, na camada protetora.
  • Evite o contato com substâncias químicas ácidas, químicas e/ou abrasivas, como: detergentes, álcool, ácidos, palha de aço, lixas, ou similares.
  • Guarde seu folheado separadamente dentro de sua embalagem, em lugar seco e seguro, fora do alcance de crianças.
  • O aço inox não precisa de limpeza, pois é inoxidável.